Estudo de Redução de Acidentes


Para atuar de forma adequada na prevenção de problemas no ambiente de trabalho, o primeiro passo é entender o porque os acidentes estão acontecendo.

Conseguir soluções inovadoras e eficientes para os acidentes de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil. O estudo de redução de acidentes de trabalho da ENGETEC utiliza como base a metodologia MASP – Metodologia de Análise e Solução de Problemas e o Ciclo PDCA, apresentando a análise de todos os acidentes ocorridos nos anos anteriores, seu respectivo plano de ação para ser implantado a curto, médio e longo prazo, bem como os processos que deverão ser padronizados.

O estudo de redução de acidentes segue 8 fases de trabalho, baseados no ciclo PDCA.


IDENTIFICAR OS ACIDENTES: Define claramente os indicadores de resultados (Taxas de Frequência e Número absoluto de acidentes) utilizando como base o Diagrama de Pareto.

OBSERVAR OS ACIDENTES: Nesta fase é realizado um estudo minucioso dos acidentes de trabalho através da estratificação dos Diagramas de Pareto dos acidentes sob vários pontos de vista (causas dos acidentes, eventos por local de trabalho, Tipo de Acidente, causas dos acidentes, absenteísmo x acidentes por setor, acidentes por horário de trabalho, dentre outros). Apresentamos uma visão de priorização e estabelecimento de metas numéricas variáveis.

AVALIAR OS ACIDENTES: Apresentamos uma investigação das principais variáveis que contribuíram para a ocorrência dos acidentes, através do Diagrama de causa e efeito (Análise dos 5 Porquês) juntamente com a análise no local das ocorrências. Apresentaremos as causas mais prováveis que contribuem para a ocorrência de acidentes de trabalho em sua empresa.

ELABORAR O PLANO DE AÇÃO: Nesta fase é realizado uma análise minuciosa dos processos de segurança existentes e definido em conjunto com a empresa, um plano de ação que conterá as principais ações a serem implantadas a curto, médio e longo prazo.

EXECUTAR E ACOMPANHAR O PLANO DE AÇÃO: Implementamos as instâncias de pilotagem para acompanhamento da implantação das ações definidas no plano de ação macro, bem como realizamos coaching junto as equipes de trabalho.

VERIFICAR OS EFEITOS DOS TRABALHOS EXECUTADOS: Nesta fase é realizado uma análise crítica dos processos de segurança implementados x resultados alcançados, com o objetivo de verificar a eficácia das ações implementadas.

PADRONIZAR: Nesta fase é realizado uma análise crítica dos procedimentos/processos de segurança existentes, estabelecendo a criação de novos procedimentos ou a revisão dos existentes.

CONCLUIR: Esta fase é realizada anualmente, através da análise crítica dos processos x resultados, e realizando revisão do plano de ação (caso necessário) para rodar o ciclo PDCA novamente e definir novos objetivos.

Gostaria de um orçamento?

Solicite seu orçamento através do nosso formulário de contato ou pelo nosso e-mail comercial@engetecconsultoria.com.br que um de nossos consultores especializados irão entrar em contato com você.