Gestão de Contratados


Nossas soluções ajudam a manter os projetos e paradas programadas totalmente seguros.

A ENGETEC oferece aos clientes nossos modelos de gestão de contratados. Nossos consultores personalizam soluções para as necessidades de sua organização, implementando as melhores práticas, de forma a desenvolver a cultura de segurança dos trabalhadores terceirizados e reduzir os riscos de seu negócio.
Os especialistas da ENGETEC começarão com uma análise minuciosa gerando um diagnóstico inicial, contendo os pontos fortes e as oportunidades de melhoria específicas. Em seguida, aplicamos nossa metodologia de gestão de segurança de contratados, com base em sua estratégia inicial, definindo ações a curto, médio e longo prazo.
Nossas ações estratégicas personalizadas, permitem obter resultados imediatos e proporcionar a melhoria da performance de segurança através da realização de coaching, gerando comprometimento dos colaboradores terceirizados em todos os níveis hierárquicos.

Os anos de experiência em gestão de terceirizados resultaram na identificação de um programa eficaz, baseado em 06 eixos de trabalho junto às empresas terceirizadas que estão em desenvolvendo atividades em sua organização.

Nossos 6 eixos de trabalho são:

Animações de Segurança: Ajudamos nossos clientes a definirem os objetivos estratégicos das empresas contratadas definindo as ações de curto, médio e longo prazo. Ajudamos também a implementar as instâncias de pilotagem de segurança, garantindo o total controle dos processos e resultados.

Procedimentos Estabelecidos e Aplicados: Fornecemos as melhores práticas, ajudando nossos clientes a construírem e/ou aprimorarem os requisitos de segurança que devem ser respeitados pelas empresas contratadas durante os períodos de trabalho dentro da empresa contratante.

Treinamento e Desenvolvimento: Nossos especialistas realizam um trabalho de coaching junto à liderança e os profissionais de segurança, identificando as competências chave e realizando um desenvolvimento individualizado, buscando a obtenção da excelência operacional. Nossa abordagem busca também o comprometimento dos funcionários terceirizados em atuar de acordo com a cultura de segurança de sua organização, desenvolvendo habilidades, competências e gerando um comprometimento coerente com os requisitos de segurança.

Ferramentas de Controle e Melhoria: Auditoria de segurança são realizadas por todos os níveis hierárquicos em suas frentes de trabalho, onde as oportunidades de melhoria identificadas são alvo de um plano de ação e de uma gestão visual.

Disciplinas e Sanções: Através do mapeamento dos riscos críticos e dos principais desvios de segurança que contribuíram para a ocorrência de acidentes de trabalho nas atividades terceirizadas, definimos as regras consideradas Tolerância Zero e realizamos um trabalho de desenvolvimento do comportamento seguro junto aos colaboradores terceirizados. Neste eixo, realizarmos um trabalho de coaching junto as lideranças na aplicação de disciplinas e sanções frente ao descumprimento destas regras específicas.

Riscos sob controle: Nossos especialistas irão implementar os quadros de animações de segurança junto as empresas terceirizadas nos períodos de paradas programadas e atividades do dia a dia, permitindo o desenvolvimento contínuo da administração de segurança, além de desenvolver o processos de identificação e controle dos riscos através da Análise dos Riscos das atividades terceirizadas.

Treinamento e Coaching: Nossa abordagem busca obter o compromisso dos colaboradores terceirizados em atuar de acordo com a cultura de segurança da contratante, desenvolvendo competências para melhoria do desempenho de segurança. Atuamos também na realização de coaching junto aos funcionários da contratante que são responsáveis pelos projetos e pelas paradas programadas, conscientizando-os sobre seus papéis e responsabilidades de cada um, frente aos colaboradores terceirizados.

Nestes 06 eixos de trabalho, existem 15 Diretrizes de Saúde e Segurança a serem trabalhadas, cada uma contendo 05 níveis de maturidade, proporcionando a sua organização, uma curva de maturidade do nível SGST – Sistema de Gestão em Segurança para Terceirizados. Baseado nos objetivos estratégicos de evolução do nível SGST, iremos lhe apresentar um Master Planejamento, contendo ações anuais de evolução do nível SGST. Sendo assim, ajudaremos sua organização a concluir projetos e paradas programadas com segurança, dentro do prazo previsto e protegendo seu negócio de futuros processos judiciais por parte dos funcionários terceirizados.

CURVA DE MATURIDADE - NIVEL SGST

Nível 0 – Cultura Inexistente: Não há definição e gerenciamento dos processos de segurança junto as empresas terceirizadas.

Nível 1 – Tomada da Consciência: A segurança dos contratados é caracterizado como sendo imprevisível e ocasionalmente caótico. Poucos processos de segurança são definidos e o sucesso depende de esforços individuais e, muitas vezes, heróicos.

Nível 2 – Evolução do Modo de Pensar: Processos básicos de gerenciamento de riscos são estabelecidos para controle dos riscos de acidentes de trabalho, notificações e processos judiciais. A disciplina de processo permite repetir sucessos de projetos e paradas programadas anteriores em aplicações similares.

Nível 3 – Evolução do Comportamento: Um processo composto por atividades de gerenciamento do risco, documentado, padronizado e integrado em um processo padrão da organização. Todas as empresas contratadas utilizam uma versão aprovada e adaptada do processo organizacional para desenvolvimento e manutenção dos trabalhos desenvolvidos na planta.

Nível 4 – Mudança dos Hábitos: Métricas detalhadas dos processos de segurança são coletados. Todos os processos de segurança são quantitativamente compreendidos e controlados por todos os colaboradores terceirizados.

Nível 5 – Cultura de Segurança Estabelecida: A melhoria contínua do processo é estabelecida por meio de sua avaliação quantitativa, e da implantação planejada e controlada de tecnologias e ideias inovadoras.

Gostaria de um orçamento?

Solicite seu orçamento através do nosso formulário de contato ou pelo nosso e-mail comercial@engetecconsultoria.com.br que um de nossos consultores especializados irão entrar em contato com você.